Banda Formada no Porto, em 2002, é uma das mais solicitadas ao vivo. A estreia discográfica deu-se em 2005, pela mão de Rui Veloso e a sua recém-formada editora, com Um Tanto ou Quanto Atarantado. Mas foi no segundo disco, editado independentemente no fim de 2007, que incluía Quem És Tu Miúda e Nos Desenhos Animados (Nunca Acaba Mal), que as coisas começaram a mudar. Quem És Tu Miúda tornou-se no primeiro sucesso radiofónico da banda, e os concertos começaram, timidamente, a aparecer. E foi precisamente aí (no palco) que a banda se encontrou. Concerto após concerto, os Azeitonas foram-se afirmando como um verdadeiro fenómeno de atração, apoiados sempre pelas canções, que iam encontrando no público o seu verdadeiro eco. No álbum seguinte, Salão América (2009) foi com Anda Comigo Ver os Aviões que os Azeitonas atingiram verdadeiramente o merecido estatuto de banda pertencente aos lugares cimeiros no panorama da nova música nacional.
Com cerca de 100 espetáculos entre 2009 e 2011, entre os quais se destacam as maiores Semanas Académicas do País (Porto, Coimbra, Braga, Aveiro, Covilhã, Vila Real, etc.) e alguns dos maiores festivais (Rock In Rio, Marés Vivas, Crato, etc.), a banda conseguiu atingir aquilo a que a Blitz designou como “um dos maiores fenómenos de culto em Portugal”.
Com o disco AZ (2013), vem o verdadeiro reconhecimento. Os singles Ray-dee-oh e Tonto de Ti tornam-se das canções mais tocadas em rádio e, em novembro desse ano, os Azeitonas esgotam os Coliseus do Porto e Lisboa. Do concerto do Porto, ficou o registo em CD e DVD, editado já este ano com o nome Serviço Ocasional, cujo primeiro single é Nos Desenhos Animados (Nunca Acaba Mal).
A digressão Serviço Ocasional 2015 arrancou no passado dia 24 de janeiro e passa por Corroios no dia 30 de agosto para um grande espetáculo.