Após o enorme sucesso da primeira edição da Feira Medieval da Vila de Corroios, que se realizou no Jardim da Quinta da Água, a iniciativa está de regresso com algumas novidades. Nos dias 17, 18, 19 e 20 de março, Corroios volta a viajar no tempo através da 2.ª edição da Feira Medieval.
A grande novidade deste ano é a localização. O executivo da Junta de Freguesia de Corroios decidiu, após ouvir as muitas opiniões da população, realizar a 2.ª Feira Medieval da Vila de Corroios no Parque Urbano da Quinta da Marialva, um espaço multiusos que tem vindo, ao longo do anos, a ser preparado para receber grande eventos.
Este que se espera venha a ser também um grande evento será circunscrito a um local dentro do parque. A recriação da vida quotidiana do homem da Idade Média irá decorrer entre o Largo da Liberdade e a rua Vila de Corroios, com um programa bastante diversificado onde não faltarão o cortejo histórico, com a representação de todas as classes sociais da época, trovadores, e muita animação, cultura e aventura com justas medievais, teatro, mostra e exibição de armas, danças medievais, venda de produtos e artes de rua.
Como em muitas feiras medievais que decorrem um pouco por todo o país, a entrada terá um valor simbólico por forma a fazer face ao grande investimento da realização.
O executivo da Junta de Freguesia de Corroios acredita que com a realização de iniciativas como a Feira Medieval, Feira do Fumeiro, ou a mais recente Feira do Chocolate, a Vila de Corroios tem ganho notoriedade e o comércio local tem sido dinamizado.
Eduardo Rosa
Presidente da Junta de Freguesia de Corroios
15h00 - Abertura do mercado e do acampamento civil e militar
15h00 - Princesse Josephine – animação de rua, Anymamundy
16h00 - Arruada pelos troveiros e a bailarina - Recanto
17h00 - Recrutamento de homens de armas e demonstração de combates - Espada Lusitana
18h00 - Bufarinheiros, Medicina natural - Teatro cómico, Anymamundy
19h00 - A arte da adivinhação pelas Ciganas – Animação de rua, AGAPE
20h00 - Hora da ceia pelas tavernas do mercado
21h00 - Falcoaria da corte - demonstração de vôo com aves de rapina, ArtFalco
22h30 - Solstício - Espectáculo de fogo, Anymamundy
23h00 - Pelo Reino da Fantasia, deambulam os seres da Floresta – Animação de rua, AGAPE
24h00 - Encerramento do mercado
Sexta
15h00 - Abertura do mercado e do acampamento civil e militar
15h30 - Bufarinheiros, a ronda das mezinhas – Animação de rua, Anymamundy
16h00 - O Bobo e a boneca de trapos – Animação de rua, AGAPE
17h00 - O contador de moedas e as histórias sobre a vida do Reino – Animação de rua, AGAPE
17h30 - Bufarinheiros, Medicina natural - Teatro cómico, Anymamundy
18h00 - Cetraria, uma arte nobre - ArtFalco
19h00 - Demonstração de combates - Espada Lusitana
20h00 - Hora da ceia pelas tavernas do mercado
21h00 - Danças de corte - Associação Aliusvetus
22h00 - Danças Orientais – AGAPE
22h30 - Draco e Isolda, os Feiticeiros - animação de rua, Anymamundy
23h00 - Pelo Reino da Fantasia, deambulam os seres da Floresta – Animação de rua, AGAPE
23h00 - Momento dos Trovadores - Recanto
24h00 - Encerramento do mercado
Sábado
15h00 - Abertura do mercado e do acampamento civil e militar
16h00 - As Nobrérrícas deambulam – Animação de rua, AGAPE
17h00 - Cortejo
17h00 - Os leprosos visitam o mercado – Animação de rua, Anymamundy
18h00 - A arte da esgrima pela força da espada, Espada Lusitana
19h00 - Espectáculo de falcoaria - ArtFalco
19h00 - Os leprosos visitam o mercado – Animação de rua, Anymamundy
20h00 - Hora da ceia pelas tavernas do mercado
21h00 - Dança com serpentes - AGAPE
22h00 - Demuus - Espectáculo de fogo, Anymamundy
23h00 - Pelo Reino da Fantasia, deambulam os seres da Floresta - Animação de rua, AGAPE
24h00 - Encerramento do mercado
Domingo
12h00 - Abertura do mercado
13h00 - Jantar a todos os comensais
14h00 - Abertura do acampamento civil e militar
15h00 - Mesa pedagógica sobre a arte da esgrima medieval - Espada Lusitana
16h00 - Cortejo
17h00 - Danças de Corte – Associação Aliusvetus
18h00 - Demonstração de vôo com aves de rapina - ArtFalco
19h00 - Torneio de espada por homens bons do Reino - Espada Lusitana
20h00 - Hora da ceia pelas tavernas do mercado
21h00 - Danças Orientais - AGAPE
22h00 - Momento dos Trovadores - Recanto
23h00 - Encerramento do mercado
Zona de Ofícios
Neste local, os visitantes poderão encontrar alguns artificies a trabalhar ao vivo os seus ofícios, desde o carpinteiro, ao sapateiro, poderemos encontrar igualmente os bordados ou o ourives.
Zona de Artesanato/Mercadores
Neste local irão ser apresentados os mercadores que venderão produtos de artesanato de época.
Zona de Misticismo/Oculto
Neste mercado medieval as bruxas não precisam de fugir da fogueira e apresentam-se para poder demonstrar as suas várias artes (leitura através de cartas, mãos, runas, café).
Zona de Produtos Alimentares
Poderão encontrar produtos alimentares de fabrico artesanal, como fumeiro, queijos, doçaria, mel, derivados de mel, azeite, compotas, frutos secos.
Zona de Tascas
Estas tascas de época com mesas e bancos em madeira corrida, levarão os visitantes a provarem paladares antigos servidos em louça de barro.
Mouraria
Venda de produtos árabes e assim possamos recriar também uma zona moura.
Zona de Animais
Os visitantes, principalmente as crianças, poderão, nesta zona, usufruir do convívio com galinhas, galos, patos, cabras anãs. Irá igualmente estar disponível um burro e um cavalo para as crianças poderem montar.
Zona de Falcoaria
Exposição e espetáculos de falcões.
Zona de Jogos
Jogos infantis serão disponibilizados para que as crianças possam experimentar. Jogos/Duelos Medievais a cavalo encontram-se a ser estudados.
Zona de Espetáculos