No dia 13 de março, Dia Nacional de Luta dos alunos do ensino básico e secundário, os alunos da Escola Secundária João de Barros, em Corroios, cansados da situação em que se encontram, saíram para a rua para exigir o fim das obras que começaram há três anos e meio e estão paradas há dois.
Os alunos convidaram a vereadora da educação e juventude da câmara municipal, Vanessa Silva, que se juntou ao protesto. Dirigindo-se aos alunos, a autarca disse que «também pensamos que as obras na João de Barros são muito necessárias para que vocês tenham condições de trabalho e de aprendizagem».
Vanessa Silva explicou os passos que têm sido dados, nomeadamente a insistência junto do Ministério da Educação para a retoma urgente das obras. «Já durante este ano foram endereçadas novas missivas ao Ministério da Educação a denunciar esta situação e a exigir medidas urgentes. Da nossa parte tudo faremos para que as obras sejam retomadas. A nossa luta é também a vossa luta».
Em nome do estudantes Catarina Rodrigues, explicou que esta foi uma manifestação contra as condições da escola. «Em dia Nacional de Luta, decidimos que temos que por fim a isto e a única maneira é manifestarmo-nos. Ter aulas nos contentores é muito mau. Às vezes chove lá dentro e acontecem curto-circuitos. Esta falta de condições reflete-se no nosso desempenho enquanto estudantes».
Para além da obras por terminar, os alunos protestaram também pela existência de telhados de amianto na escola.