Rastreio do Cancro da Mama na freguesia até ao fim de abril

Até ao fim do mês, as mulheres da freguesia de Corroios poderão realizar o rastreio do cancro da mama, na Unidade Móvel que se encontra na Expo Corroios.

O rastreio é de base populacional, dirigido a mulheres entre os 50 e os 69 anos, e realiza-se, de 2 em anos, através de convite. É um processo que permite detetar cancros em fase tratável, reduzindo a morbilidade (dano geral para a saúde física e mental) e a mortalidade associadas a esta doença. De forma a assegurar um diagnóstico fiável e de maior qualidade, poderá contar com uma equipa técnica especializada acompanhada de equipamentos digitais novos.

Esta é uma iniciativa do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale to Tejo (ARSLVT), que teve início em 1997 e, desde então, realizou cerca de 1 milhão de mamografias na região sul.

Mesmo que não tenham recebido convite, as mulheres inscritas nas unidades de saúde pertencentes ao ACES Almada-Seixal poderão realizar o rastreio, desde que cumpram os seguintes requisitos:
Não apresentar qualquer alteração na mama – estar assintomática;
Ter entre 50 e 69 anos;
Não ter próteses mamárias;
Não ter realizado mastectomia;
Nunca ter tido cancro da mama;
Não ter feito mamografia nos últimos 6 meses.

O rastreio continua na freguesia até 28 de abril, de segunda a sexta-feira, entre as 9h20 e as 13h e entre as 14h e as 17h40.