12º Concurso de Fotografia de Corroios’09

Vencedores do 1º prémio ganham pela terceira vez consecutiva.

A Junta de Freguesia de Corroios procedeu no passado dia 13 de Junho, pelas 17h00, ao resultado do 12º Concurso de Fotografia de Corroios’09 na Galeria Municipal de Corroios, onde teve lugar a cerimónia de inauguração da merecedora exposição e a respectiva entrega dos prémios.

Foi com enorme satisfação que a Junta de Freguesia de Corroios e aqueles que colaboram na organização desta iniciativa, celebraram mais um concurso de fotografia de grandes potencialidades apresentadas, uns de forma profissional e outros de forma amadora. O prazer de captar e fixar imagens deu relevo ao crescimento quantitativo, o qual foi acompanhado pelo crescimento qualitativo, dificultando o júri de selecção na sua tarefa. Esta iniciativa contou com mais de duas centenas de concorrentes e cerca de mil trabalhos, oriundos dos mais diversos pontos do país e mesmo do estrangeiro. Alguns trabalhos irão ficar expostos na Galeria Municipal de Corroios até final do mês de Julho.

O presidente da Junta de Freguesia de Corroios Eduardo Rosa presidiu à cerimónia da entrega dos prémios, mencionando que é uma honra ter alguns dos trabalhos expostos, dizendo também que a Junta de Freguesia está aberta a propostas e iniciativas do género. Saudou os concorrentes dizendo que “a fotografia tem a particularidade de testemunhar um pormenor ou uma vivência, contribuindo de uma forma ou de outra para a valorização de múltiplos aspectos. A qualidade apresentada manteve um nível acentuado e é de louvar que assim seja”. Agradeceu aos parceiros e colaboradores que em conjunto trabalham para o sucesso desta e outras iniciativas. Sendo este o lema “(…)é mais uma forma de cultura. É sempre importante participar e mostrar o que mais se gosta de fazer e a Junta de Freguesia da Vila de Corroios tem tentado cumprir e apoiar este género de projectos de forma a haver mais cultura para a população”.

Um dos responsáveis pela iniciativa, Carlos Santos da Junta de Freguesia, felicitou todos não deixando de fazer referência a José Frade, um fotografo profissional da freguesia, que continua a fazer parte deste projecto.

Os prémios atribuídos para a categoria de Cor, foram os seguintes: 1º PRÉMIO foi para JOSÉ D’ALMEIDA e MARIA FLORES com o título “Atrás do Palco”; o 2º PRÉMIO foi para JOÃO ANDRÉ FARINHA com o título “O Som da Escuridão”; o 3º PRÉMIO foi para RICARDO SANTIAGO ALVES com o título “O Velho e o Mar”. Na Categoria a Preto e Branco, o 1º PRÉMIO foi atribuído a JOSÉ CARLOS CARVALHO com o título “Olhares”; o 2º PRÉMIO foi para GASPAR DE JESUS com o título “Inverno”, sendo que o 3º PRÉMIO atribuído a GUILHERME LIMAS com o título “Diálogos”.

De referir que JOSÉ D’ALMEIDA e MARIA FLORES, vencedores do 1º Lugar na categoria Cor, ganham pela terceira vez consecutiva prémios neste certame.

No final com a galeria cheia de populares, as felicitações foram para os premiados com beberete que se estendeu a todos os presentes.

Cristina Videira

>>> Ver Galeria >>>