Bombeiros do Seixal promovem operação de resgate a 2 canídeos

Bombeiros do Seixal promovem resgate e salvamento de 2 canídeos

A Junta de Freguesia de Corroios, durante o dia de ontem, teve conhecimento do resgate e salvamento de 2 canídeos num terreno em Vale de Milhaços.

Segundo informações recebidas, a chegada imediata ao local dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal permitiu que se iniciassem as manobras para resgate dos canídeos, prestando os primeiros socorros.

Poucos minutos depois de retirarem os animais daquela situação, chegou a equipa do IRA com uma ambulância de socorro animal. Após recolha dos cães para a ambulância, a equipa de salvamento verificou que um dos animais se encontrava em estado crítico.

A Junta de Freguesia saúda o ato heroico dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal e também da IRA que, num ato de coragem, diligenciaram todos os esforços ao salvamento.

De imediato, e por ser uma matéria já por diversas vezes colocada, inclusive pelo executivo da Junta de Freguesia de Corroios, tomou-se os bons ofícios de questionar o ministro do ambiente e ação climática, responsável pelo atual estado da situação, ainda não estar resolvida, do seguinte:

1. Após denúncias já realizadas, deste problema identificado desde 1997, com particular incidência desde 28 maio de 2006, quer pelas populações, quer pela Junta de Freguesia de Corroios e Câmara Municipal do Seixal, tendo havido uma visita do, na altura secretário de estado, José Sócrates, que se comprometeu em resolver o problema, pretende-se saber o ponto de situação em relação à remoção destes resíduos do local.

2. Tratando-se do resultado de uma ação de depósito e descargas de resíduos industriais, de impacte ambiental e saúde pública, sobejamente conhecido do Poder Central, quais as medidas que o ministério está pensar tomar para a resolução deste problema, do qual gostaríamos de ser informados da calendarização dos mesmos.

Com certeza que este assunto, além de merecer um olhar atento e permanente das populações e do Poder Local Democrático, merece agora e mais que nunca uma célere resolução pelos sinistros ocorridos, da entidade competente o Ministério do Ambiente e Ação Climática.

A Junta de Freguesia aguarda uma resposta por parte do referido ministério.