A Câmara Municipal do Seixal e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) celebraram, no final de outubro, o contrato-programa para a construção e instalação do novo Centro de Saúde de Corroios num edifício de raiz, o que vai permitir a prestação de cuidados de saúde qualificados.
Neste contrato-programa, a ARSLVT assume a construção do novo Centro de Saúde de Corroios, num encargo global de 1.654.534,81 euros. O município do Seixal, além de ceder o terreno para a construção do novo equipamento de saúde, irá assegurar o investimento nos espaços públicos envolventes ao edificado (arruamentos, estacionamentos, iluminação pública, arborização e restantes infraestruturas necessárias).
O novo equipamento vem substituir o existente, que funciona num prédio de habitação com três andares sem elevador, o que coloca grandes dificuldades à mobilidade dos utentes, sobretudo às pessoas idosas e com mobilidade reduzida. Difícil é também a prestação dos cuidados de saúde pelos profissionais de saúde, havendo ainda falta de condições para receber novos médicos de forma a corresponder às necessidades da população sem médico de família.
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que este importante passo, assim como os recentes desenvolvimentos relativos à construção do novo hospital no Seixal, «só foram possíveis devido à persistente luta da população do concelho do Seixal e das suas comissões de utentes, que têm contado sempre com o apoio dos órgãos autárquicos». Reforçou a importância de «continuarmos juntos a percorrer o caminho pela melhoria do acesso à saúde, nomeadamente prosseguindo a luta conjunta até que o novo Centro de Saúde de Corroios esteja efetivamente construído, assim como o novo hospital do Seixal».