Entra em funcionamento uma nova USF em Santa Marta do Pinhal

USF Inovar entra em funcionamento

A 2 de maio entra em funcionamento uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) na Unidade Local de Saúde (ULS) de Almada-Seixal. Situada em Santa Marta do Pinhal (Corroios), a USF Inovar permitirá atribuir equipa de saúde familiar a cerca de 20 mil utentes.

“A criação da USF Inovar é mais um passo no sentido de reforçar os cuidados de saúde primários na nossa ULS, garantindo uma resposta célere, de qualidade e proximidade aos nossos utentes, e assegurando o acesso a médico e enfermeiro de família, com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde e bem-estar da nossa população”, explica Teresa Machado Luciano, Presidente do Conselho de Administração da ULS Almada-Seixal.

A funcionar das 8h00 às 20h00, todos os dias úteis, a USF Inovar está situada no espaço onde funcionava o Polo de Corroios da Via Verde Saúde Seixal (VVS Seixal), no centro de saúde de Corroios, em Santa Marta do Pinhal.

A USF Inovar será composta por uma equipa de médicos, enfermeiros, assistentes técnicos que darão resposta às necessidades de todos os utentes, até agora sem equipa de saúde familiar, da Freguesia de Corroios.

Além da melhoria da resposta aos utentes, a transição para o modelo de USF permitirá, ainda, valorizar, atrair e fixar os profissionais de saúde.

VVS Seixal passará a funcionar em exclusivo no Polo da Amora

Os utentes, que, até esta data, frequentavam o Polo de Corroios da VVS Seixal em Santa Marta do Pinhal e que não vão integrar a USF Inovar continuarão a ter resposta, no mesmo modelo de funcionamento, mas agora no Polo da Amora, situado no Centro de Saúde da Amora (UCSP Amora).

A funcionar todos os dias úteis, entre as 8h e as 18h, a unidade dará resposta aos utentes das freguesias do Seixal, sem médico de família, com exceção dos utentes da freguesia de Corroios, que vão ter resposta na USF Inovar.

Desta forma, os utentes passam a ter uma resposta mais próxima da sua residência.

A marcação de consultas nesta unidade será feita, exclusivamente, através de um sistema moderno mais eficaz, rápido e cómodo. Trata-se de um sistema de atendimento telefónico que regista o número de telefone do utente e permite à unidade de saúde devolver sempre a chamada, num curto espaço de tempo.

Para marcar consulta ligue 212 274 200 ou 924 153 737. Pode ainda optar por enviar e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Não será possível efetuar marcação de consultas presencialmente.

Todos os utentes abrangidos por esta mudança vão receber uma mensagem a informar da alteração.

Caso permaneça com dúvidas, a partir do dia 2 de maio poderá consultar o Portal do Utente ou a APP SNS24 e saber em que unidade de saúde está inscrito.