A criação do Dia Nacional das Acessibilidades, promovido pela Associação Salvador e promulgado pela Assembleia da República em 2021, visa alertar e consciencializar a sociedade para o facto da falta de acessibilidades continuar a ser um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora.
Todas as entidades têm um peso relevante na mudança da temática das acessibilidades, uma vez que podem potenciar e promover, à sua maneira e no seu contexto, a implementação de práticas mais acessíveis.
A falta de acessibilidades mantém-se como um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência, sendo que, o derrubar destes obstáculos significa algo que beneficia toda a sociedade.
Esses obstáculos são de mais diversificada ordem como o acesso ao Desporto, à Cultura, ao Emprego, nos Edifícios, Acessibilidades e Infraestruturas, Comércio, Paragens, etc.
A Junta de Freguesia de Corroios, em parceria com a Associação de Moradores de Santa Marta do Pinhal e a Associação Raízes do Bairro de Santa Marta, promoveu na manhã de sábado uma iniciativa do programa “Corroios Consigo”, onde decorreram contactos com o comércio local e a população, aferindo e registando os pontos onde são necessárias melhorias.
Foram registadas necessidades em paragens de autocarro, nas proximidades a áreas de lazer, em passeios e vias. A iniciativa contou com a participação de Osvaldo Santos, que se disponibilizou a partilhar a sua opinião e experiência do dia a dia.
Neste seguimento, com o contributo de todos, é possível provocar uma mudança de mentalidades e construir um país universalmente mais inclusivo e acessível.
Corroios Consigo!