Em resultado de reinvidicações antigas das populações, através de diversas iniciativas, foi finalmente publicado no dia 15 de Janeiro, a abertura de concurso público internacional para o projecto do Hospital do Seixal, que consoante compromissos assumidos pelo Governo, deverá estar a funcionar em 2012.
De acordo com o comunicado do Ministério da Saúde, este hospital «terá um conceito inovador, visando um dispositivo assistencial diferenciado composto por processos terapêuticos e meios de diagnóstico que se afirmam como alternativas eficazes ao internamento. O futuro hospital no Seixal será uma unidade de excelência».
A construção de um hospital no Seixal é uma reivindicação antiga da população dos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra, necessidade já reconhecida pelo Governo, que agora parece caminhar para a resolução.
O hospital funcionará em estreita articulação com o Hospital Garcia de Orta e com os Agrupamentos de Centros de Saúde do Seixal/Sesimbra e de Almada, e servirá os cerca de 400 mil habitantes dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.