Foi no Sábado de 4 de Dezembro, que decorreu a 3ª edição da Feira Social, organizada pela Comissão Social da Freguesia de Corroios. Pouco passavam das 10h30 quando o Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, deu início à iniciativa, que atraiu ao Mercado Municipal de Miratejo dezenas de pessoas.
Aos habituais vendedores de legumes e peixe juntaram-se as instituições sociais que diariamente trabalham com a Comissão Social da Freguesia de Corroios. O objectivo da parceria era divulgar a oferta social na freguesia e os seus mecanismos de intervenção social. Neste sentido a Feira Social contou com as seguintes instituições: Cercisa, CLAII (Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes), AURPIM (Associação Unitária de Reformados e Pensionistas Idosos de Miratejo), AURPIC (Associação Unitária de Reformados e Pensionistas Idosos de Corroios), Agrupamento de Escuteiros de Miratejo, Agrupamento de Escuteiros de Corroios, Santa Casa da Misericórdia do Seixal, UCAS (União de Cegos e Amblíopes do Seixal), AMIDS (Associação Multidisciplinar para a Inclusão e Desenvolvimento Sustentável), Associação RATO, Associação Ao Encontro de um Sorriso, Associação Formiguinha, Moto Clube do Seixal, Moto Clube de Corroios, Centro de Psicologia Dra. Anabela Vinagre, Instituto da Segurança Social do Seixal, OM Clinic, Associação União e Harmonia Social, Banco de Tempo do Miratejo, Associação Tesouro de Ideias e Cooperativa Latitudes.
O Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, falou aos presentes, agradecendo à sua equipa e também às instituições, “o trabalho desenvolvido ao serviço da população”, e lançou o apelo a que todos encontrassem “formas de ajudar aqueles que necessitam”. Eduardo Rosa mostrou-se ainda muito orgulhoso pela inauguração da Loja Social, deixando o incentivo para que “todos contribuíssem e trouxessem bens para dar”.
A Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal do Seixal, Corália Loureiro, também marcou presença, e saudou a freguesia pelo trabalho colectivo desenvolvido. Durante a sua intervenção falou sobre “a importância do social” e de “todos darmos um pouco pelos outros”, lembrando que “estamos habituados a dar as mãos e a sermos solidários”.
A edição da Feira Social deste ano tornou-se ainda mais marcante, porque foi a data escolhida para a inauguração da Loja Social, um projecto único no Concelho do Seixal, desenvolvido pela Comissão Social da Freguesia de Corroios. A Loja Social tem como principal objectivo ajudar as famílias carenciadas do município, que tenham sido sinalizadas por um técnico de serviço social da área. Localizada no Mercado Municipal de Miratejo, a Loja Social irá abrir portas todas as últimas sextas-feiras do mês das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h00.
Estando este projecto assente em relações de solidariedade, o Moto Clube do Seixal fez questão de ajudar no arranque da Loja Social. Diversos sacos cheios de bens alimentares foram entregues pelos motards nesta manhã, que aproveitaram a oportunidade para divulgar o concerto de beneficência da Banda Face Oculta, onde a entrada cobrada era um bem alime
ntar, e aconteceu nesse mesmo dia à noite. O objectivo, conseguir entregar à Loja Social uma carrinho de compras com géneros alimentares para cerca de 70 famílias. Também o Moto Clube de Corroios não quis ficar indiferente ao apelo solidário, e já no próximo dia 11 de Dezembro irá fazer uma entrega de bens à Loja Social.
<p">De salientar que em apenas duas horas, foram dados bens alimentares, roupa e calçado a 24 famílias, provando que este projecto será uma mais-valia para os mais carenciados e como a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal do Seixal, Corália Santos, referiu “mais uma oportunidade para os moradores da freguesia de Corroios”.A manhã, apesar de muito fria, seguiu animada. O convite para passear de banca em banca dava a conhecer os trabalhos realizados pelas entidades participantes, ou as telas pintadas no workshop de pintura promovido pelo Banco de Tempo em parceria com a AURPIM. As actuações do Grupo de Dança “Sempre Jovens” e Grupo de Coral “Cantar é Viver” da AURPIM também não deixaram ninguém indiferente, havendo até quem se atrevesse a dar um pezinho de dança. Um pouco mais sério, mas não menos concorrido, foi o workshop dado pelo Centro de Psicologia Dra. Anabela Vinagre sobre o tema “Gestão Financeira do Lar”, onde estiveram presentes cerca de 30 pessoas.
Às 13h30 deu-se por terminada mais uma edição da Feira Social, sendo o balanço extremamente positivo. Entre a equipa ficou o sentido de missão cumprida e a promessa de que para o ano haverá mais.