A comissão social de freguesia em parceria com o Centro de Saúde de Corroios realizou mais um encontro dos diabéticos e seus familiares na delegação da Junta de Freguesia em Miratejo no passado dia 12 de Novembro. Sendo dia 13 de Novembro o Dia Mundial da Diabetes, pretende-se com esta iniciativa alertar e dar a conhecer o que é a Diabetes, como prevenir e cuidados a ter no seu tratamento que requer a responsabilização não apenas da pessoa com a Diabetes mas também dos seus familiares e técnicos de saúde. Este ano o Tema foi "Educação Terapêutica", instrumento fundamental na formação da pessoa com Diabetes e seus familiares.
A sessão de abertura teve inicio com a saudação da Enfermeira Fátima Brito, responsável do Centro de Saúde de Corroios pela iniciativa, que fez a apresentação dos intervenientes, realçando a importância desta iniciativa no combate e tratamento das complicações da Diabetes. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Corroios Eduardo Rosa saudou a iniciativa, alertando para as deficiências atuais na assistência médica à população de Corroios, a necessidade da construção do novo centro de saúde de Corroios e a resolução urgente do milhares de utentes que neste momento não dispõem de médico de família. Após as intervenções iniciou-se o debate "Educação Terapêutica, que dúvidas?!" com a participação de técnicos especializados e sala cheia de utentes
que tiveram oportunidade de dar o seu contributo e colocar as suas dúvidas.
A iniciativa contou com rastreios de diabetes, colesterol, obesidade, hipertensão arterial e este ano também com rastreio oftalmológico. Realizaram-se Workshop´s de Alimentação saudável, uma aula de exercício físico e informação sobre os sapatos para diabéticos.
Conforme os casos as pessoas eram encaminhadas para espaços de atendimento em nutrição, medicina, psicologia e fisoterapia. Também decorreu uma mesa redonda com utentes e familiares que partilharam experiências numa troca de informação.
Esta iniciativa não seria possível sem o contributo dos vários especialistas em diversas áreas, nomeadamente médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogo, fisioterapeutas, professora de educação física do Ginásio MyGym, técnicos superiores de serviços sociais e os escuteiros do Agrupamento de Miratejo que cederam a sua tenda e ajuda na realização de rastreios.
Nesta iniciativa participaram muitas pessoas que tiveram a oportunidade de realizar os rastreios, esclarecer e adquirir mais
conhecimentos sobre esta doença crónica. Sensibilizar cada vez mais a população para a importância de uma alimentação saudável e o exercício físico evitando comportamentos de risco.