Está confirmada a presença d'Os Azeitonas nas Festas de Corroios. “Um verdadeiro fenómeno de culto em Portugal”, afirmava a revista Blitz em 2010. Nenhuma frase resume melhor o percurso sinuoso e pouco ortodoxo desta banda portuense.
Formada em 2002, numas férias de amigos, num misto de displicência e paixão pós-adolescente, foi com bastante surpresa que a banda (e o país) viu as suas canções, timidamente, a irem sendo acolhidas pelo vulgo.
A estreia discográfica deu-se em 2005, pela mão de Rui Veloso e a sua recém-formada editora, com “Um Tanto ou Quanto Atarantado”. Mas foi no segundo disco, editado independentemente no fim de 2007, que incluía “Quem És Tu Miúda” e “Nós Desenhos Animados Nunca Acaba Mal”, que as coisas começaram a mudar. “Quem És Tu Miúda” tornou-se no primeiro sucesso radiofónico da banda, e os concertos começaram, timidamente, a aparecer.
No álbum seguinte, “Salão América” (2009) foi com “Anda Comigo Ver os Aviões” que os Azeitonas atingiram verdadeiramente o merecido estatuto de banda pertencente aos lugares cimeiros no panorama da nova música nacional. Entre 2010 e 2012 a banda terá dado mais de 100 concertos, entre Queimas, Festivais, Concertos de Verão, sempre perante grandes multidões. Com o atual disco AZ (2013), vem o verdadeiro reconhecimento. Os Singles “Ray-dee-oh” e “Tonto de Ti” tornam-se das canções mais tocadas em rádio e, em Novembro desse ano, os Azeitonas esgotam os Coliseus do Porto e Lisboa, um verdadeiro feito para quem acompanha o atual estado da indústria musical portuguesa.
São realmente muito poucas as bandas do passado recente português que terão arriscado, em nome próprio, enfrentar as míticas salas, e Os Azeitonas fizeram história em duas noites verdadeiramente memoráveis, com mais de 40 músicos em palco em cada noite, numa reprodução fiel e irrepetível do ambicioso “AZ”.