Durante o mês de Outubro, o Centro de Investigação e Reprodução de Plantas Autóctones (CIRPA), localizado na Quinta da Marialva em Corroios, produziu e enviou cerca de mil árvores, para plantações em Monchique e na Fonte da Telha.
As atividades envolveram as espécies arbustivas do Carvalho-de-Monchique (Quercus canariensis) para a Serra de Monchique e o Medronheiro (arbutus unedo L.) para a Mata Nacional dos Medos.
Para a concretização do Plano de Conservação do Carvalho de Monchique, no Algarve, estiveram envolvidos mais de 80 voluntários que plantaram cerca de 800 Carvalhos, reflorestando uma área na ordem dos 5 hectares.
Para a atividade de plantio na Fonte da Telha, zona protegida da arriba fóssil da Costa de Caparica, destinou-se mais de 200 árvores da flora autóctone local para semear. Antes de ter início a ação de plantação, realizou-se uma remoção de espécies invasoras da Mata, como é o caso do chorão-das-praias e das acácias. Esta iniciativa contou com a participação de cerca de 200 voluntários.
As plantações decorreram com o apoio voluntário da GRACE (movimento de voluntariado empresarial), a de Monchique com o apoio pela Câmara Municipal e a da Costa de Caparica apoiada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Para a concretização destas atividades, o Grupo Flamingo conta com o apoio incondicional da Junta de Freguesia de Corroios, cujo auxílio tem sido primordial no sucesso do projeto CIRPA e na continuidade dos projetos de interesse para a conservação da Natureza.