Ricardo Alexandre Paulo Ribeiro nasceu a 19 de Agosto de 1981, em Lisboa, mais concretamente no Bairro da Ajuda. Conviveu com o fado desde muito novo, ouvindo grandes fadistas como Fernando Maurício, Amália Rodrigues, ou Alfredo Marceneiro, que se tornaram as suas referências.
Aos nove anos, estreou-se a cantar para os amigos. Seguem-se as atuações em coletividades, sobretudo na Academia da Ajuda. Participou na Grande Noite do Fado de 1996, arrecadando o 2.º lugar e venceu esta iniciativa no ano seguinte. Em 1998, com 18 anos, volta a vencer mas na categoria de seniores masculinos.
Tornou-se fadista profissional, atuando em várias casas de fado em Lisboa.
O primeiro álbum, com o nome Ricardo Ribeiro foi editado em 2004 e em 2005 é agraciado com o Prémio Revelação Masculina da Fundação Amália Rodrigues.
Em 2010 edita Porta do Coração, disco que atinge o galardão de ouro por vendas superiores a dez mil exemplares, em 2012.
O quinto álbum, Largo da Memória, editado em outubro de 2013, reúne os vários músicos com quem Ricardo tem trabalhado ao longo dos anos e marca um momento de afirmação da sua carreira e maturidade artística.
Já este ano, Ricardo Ribeiro foi nomeado para a categoria de Melhor Artista de 2015 pela revista britânica Songlines, a bíblia da world music, e recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, juntamente com as fadistas Ana Moura, Carminho e Kátia Guerreiro e o guitarrista Mário Pacheco. O fado regressa a Corroios no dia 23 de agosto com Ricardo Ribeiro.