Ao abrigo de um protocolo entre a Junta de Freguesia de Corroios e a Associação Rato, a voluntária (Eli) do Serviço Voluntário Europeu, vai estar em Corroios a desenvolver um projecto de âmbito cultural e audiovisual.
O SVE oferece a oportunidade de “aprender a ajudar” ou “ajudar a aprender” a través da realização das actividades desarrolhadas numa organização. Actividades diversas, de carácter social, ambiental, cultural, artísticas, desportivas… que ao mesmo tempo que enriquecem os jovens voluntários, contribuem para o desenvolvimento da comunidade local.
Esta experiência, abraçada desde o primeiro momento pela Junta de Freguesia, proporciona aos jovens uma formação não formal de aprendizagem inter-cultural, fomentando a integração social e participação activa, oferecendo a oportunidade de mostrar a nossa solidariedade com outras pessoas.
À parte de viver uma experiência pessoal única num pais diferente, o jovem voluntário tem a possibilidade de adquirir competências muito úteis para a sua integração social e laboral, como a capacidade de trabalho em equipa, sentido da responsabilidade, sentido da solidariedade, relações humanas, confiança, relações inter-culturais, nova língua, novas culturas, novas amizades e quiçá a ilusão por começar o teu próprio projecto num futuro.
Qualquer destino, por mais longo e complicado que seja, vale apenas por um único momento: aquele em que o homem compreende de uma vez por todas quem é.
(Jorge Luís Borges)
Todas as pessoas podem ser grandes porque todas podem servir. Não é preciso ter um diploma universitário para servir. Não é preciso fazer concordar o sujeito e o verbo para servir. Basta um coração cheio de graça. Uma alma gerada pelo amor.
(Martin Luther King)
Para mais informação:
http://http://europa.eu.int/comm/youth/programs/sos/hei/hei_en.cfm
www.rato-adcc.pt
www.evs.rato-adcc.pt