O Moinho de Maré de Corroios acolhe um exposição de imagens alusivas às memórias da Freguesia do Vau (Óbidos). A inauguração decorreu sábado, dia 14 de maio e contou com a presença do executivo e Presidente da Junta de Freguesia do Vau, Frederico Lopes.
A iniciativa resultou de um trabalho conjunto entre a Junta de Freguesia de Corroios, a Conselho Local para o Desenvolvimento de Miratejo (CLDM) e a Câmara Municipal do Seixal (CMS). Durante a sua intervenção, o Presidente Hugo Constantino saudou o trabalho realizado pelo CLDM e a disponibilidade da CMS, que abraçou a ideia. Igualmente presentes estiveram a Secretária Mónica Rodrigues e a Vogal Vânia Martinho.
A mostra foi desenvolvida no âmbito do projeto Memórias Fotográficas do Vau, que consistiu na recolha de fotografias antigas da aldeia, envolvendo os mais velhos e os mais novos, de forma a reconstituir histórias e valorizar a cultura local.
Os objetivos do projeto passam por valorizar a experiência e o conhecimento dos idosos, criar pretextos para promover o diálogo entre gerações, dar a conhecer o passado histórico da aldeia, incentivar o interesse por questões culturais e artísticas e contribuir para a oferta cultural e turística da região.
Os autores deste trabalho são: Maria São Pedro Lopes, Marina Pinto Basto e Pedro Pinto Basto.
A inauguração da mostra contou com um momento musical e de poesia por António da Silva Vieira e Rúben Martins (vozes), Rúben Martins e Afonso Costa (violas) e Victor Pona (acordeão).
A exposição está patente até dia 30 de junho no seguinte horário:
- De terça a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas;
- Sábado e domingo, entre as 14 e as 17 horas (maio);
- Sábado e domingo, entre as 14.30 e as 18.30 horas (junho).