Nos últimos dois anos foram tomadas medidas duras, mas necessárias, para a contenção da pandemia Covid-19, que tiveram um impacto muito severo na população, em quase todos os setores da economia e, também no serviço público.
Essas medidas determinaram uma paragem forçada e adiamentos no que toca à concretização de muitos eventos e festas populares, nas localidades de norte a sul do País, como aconteceu com as Festas da nossa Vila de Corroios.
O executivo da Junta de Freguesia de Corroios, no final de 2021, encetou um conjunto de contactos e parcerias, empenhando-se com toda a força e vontade para que em 2022 as Festas de Corroios se realizassem.
A pandemia, a par do orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano de 2022, reprovados em assembleia de freguesia, foram duas grandes dificuldades com que nos deparámos na nossa atividade.
As consequências negativas da reprovação do orçamento, foram a impossibilidade de darmos respostas às várias dinâmicas associativas, educativas, culturais, sociais e outras, que fossem além do que estava definido em 2021. Com tudo o que isso implica, nomeadamente na necessidade de voltarmos à normalidade, os trabalhadores e as populações foram uma vez mais, os principais afetados.
Mantivemos a nossa linha e objetivos, envolvendo as várias comunidades, criando comissões de trabalho e parcerias em áreas como o desporto, a cultura e a ação social. Potenciamos a envolvência e participação implementando o programa Corroios Consigo, visitando regularmente as micro e pequenas empresas, escolas, instituições, movimento associativo popular e acompanhando diariamente todas as dinâmicas existentes no nosso território.
Mesmo com dificuldades, continuámos, com os nossos trabalhadores e parceiros, a realizar muitas iniciativas, como a Mostra Mensal das Atividades Económicas, agora também com animação musical das associações locais, promovemos as Conversas Sobre Saúde em vários espaços, a Feira do Mundo Motorizado, as Manhãs Desportivas promovendo o Desporto para Todos, a animação
dos espaços públicos, o Festival de Música Moderna, o Concerto de Ano Novo, apoiando as várias manifestações multiculturais da nossa população, desenvolvemos o Projeto Ler Alimenta que pretende incentivar a leitura e fomentar a solidariedade junto dos mais novos, retomámos o Corroios Open e ainda realizámos vários eventos temáticos como sejam as feiras da Castanha, do Fumeiro e do Chocolate. Na área da educação, retomámos a comemoração do projeto do Carnaval, indo às escolas e jardins de infância com vários espetáculos, e sessões de teatro. Na prestação do serviço público reabilitámos um espaço no Centro Inova Miratejo, que é agora uma loja da junta de freguesia, e abrirá em breve.
Trilhámos um caminho, construindo novos desafios e, acima de tudo, dignificando o serviço público.
Conseguimos, com muita vontade e determinação, fechar o programa das Festas de Corroios para 2022, que partilhamos convosco em mais esta edição da Revistas das Festas.
Assim, estamos uma vez mais ansiosos para que o Parque Urbano da Quinta da Marialva, na freguesia de Corroios, se encha de luz, animação, cultura, muita música e milhares de pessoas. Este será, sem dúvida, um dos momentos mais altos da vida coletiva da nossa freguesia.
Um evento que voltará a juntar famílias, amigos, vizinhos, visitantes de outras cidades e ainda dezenas de emigrantes, que regressam às terras de origem para um período de férias e descanso.
Afirmámos que as nossas Festas são uma tradição porque também se constroem com a participação de amigos e voluntários - Comissão de Festas - que tão bem cuida da concretização do programa. Uma equipa ao serviço das Festas, da população de Corroios e de todos quantos nos visitam, e que trabalhou para que possam usufruir de boa música, boa restauração e muitos divertimentos. Esta qualidade continua a ser a marca das nossas Festas, uma das maiores do país, organizadas por uma freguesia. Queremos mais uma vez manter esta chama, num período de retoma, e vamos conseguir, como sempre temos conseguido, rumo a mais um êxito.
As Festas da Vila de Corroios de 2022, na sua 45.ª edição, realizam-se com a imprescindível colaboração da Câmara Municipal do Seixal, trabalhadores da Junta de Freguesia de Corroios, colaboradores, voluntários, amigos, patrocinadores, empresários, comerciantes, concessionários e feirantes, que, de várias formas, contribuem para que as Festas tenham a atração, o brilho e a qualidade que as caraterizam.
Visitem Corroios,
Esperamos por todos!