O Auditório da Escola Secundária João de Barros acolheu, na passada sexta-feira, dia 23 de fevereiro, a exibição do documentário "48" de Susana Sousa Dias. O projeto apresenta 16 histórias de presos e presas torturadas pela polícia política PIDE.
Este documentário partiu de um núcleo de fotografias de cadastro de prisioneiros políticos da ditadura portuguesa (1926-1974), e procura mostrar os mecanismos através dos quais um sistema autoritário se tentou perpetuar, durante 48 anos.
Com a presença de Domingos Abrantes, Maria Conceição Matos e José Pedro Soares, e moderação de Mário Barradas, ouvimos momentos de uma história da ditadura e o que lhes custou pela conquista e defesa das mais elementares liberdades para as classes exploradas: a sua liberdade de organização, de expressão e também a elevação das suas condições de vida.
Ficou bem vincada a importância, no público que assistiu, da luta antifascista que se insere num combate contra as expressões antidemocráticas e as formas mais violentas de opressão.
Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Corroios insere-se no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, tendo contado com a presença dirigentes associativos, autarcas, professores, alunos e população.