Começaram por se chamar "Delirium Tremens" e "Beijinhos e Parabéns". O primeiro ensaio a sério foi no dia 22 de Dezembro de 1978, enquanto a estreia ao vivo ocorreu no dia 13 de Janeiro de 1979, já com o nome Xutos e Pontapés Rock'n'Roll Band, aquando da comemoração dos "25 anos do Rock and Roll" na sala dos Alunos de Apolo. Inicialmente conotados com o punk, os Xutos tornaram-se uma das bandas mais aclamadas nos circuitos mais alternativos.
Em Fevereiro de 1987 é lançado o álbum Circo de Feras, com temas como Contentores, Circo de Feras, Na América e Não Sou o Único, que obtém um estrondoso sucesso. Em Novembro desse ano é editado o 7º Single com os temas A Minha Casinha, A Minha Aventura Homossexual com o General Custer e Eu Sou Bom. O single chega rapidamente a disco de platina.
No ano seguinte, é editado o disco 88. De 29 a 31 de Julho realizam três concertos em Lisboa que foram registados e deram origem ao triplo-álbum Xutos ao Vivo.
Depois da gravação de Gritos Mudos, o grupo esteve parado por mais de seis meses. É nessa fase que Tim entra para os Resistência e que Zé Pedro abre o Johnny Guitar e participa no disco dos Palma's Gang. Só no Verão de 1991 é que voltam a reunir-se.
Em 1992 é editado Dizer Não de Vez, cujo primeiro single foi Chuva Dissolvente que chega a nº 1 do top de singles. O 15º aniversário do grupo foi festejado com um concerto no Coliseu do Porto onde participaram 37 músicos de vários grupos portugueses. Nas comemorações dos 20 anos do grupo é editada uma fotobiografia da sua história - Xutos & Pontapés/XX e o CD XX Anos XX Bandas, onde vinte temas do grupo são revisitados por vários nomes da música portuguesa. Em Janeiro de 2003 é lançado o disco Nesta Cidade com as gravações da digressão acústica que passou pelo Teatro Villaret e pelo Hard Club. O grupo faz a primeira parte dos Rolling Stones, no concerto realizado em Setembro de 2003 no novo Estádio de Coimbra. Em 2004 os Xutos fazem 25 anos que comemoram com a edição de O Mundo ao Contrário. No dia 10 de Junho, o Presidente da República Jorge Sampaio condecora os elementos do grupo com a Ordem do Infante D. Henrique.
Em Setembro de 2009 actuam perante 40 mil espectadores num estádio do Restelo cheio para ver o derradeiro concerto de comemoração dos 30 anos.
Nas Festas de Corroios, os Xutos & Pontapés são presença assídua, arrastando consigo uma legião de fãs de diferentes gerações. Este ano, o bilhete custa a simbólica quantia de 2,5€. O dinheiro reverte para intervenções de melhoria na Quinta da Marialva, um espaço que se quer ao serviço da população durante todo o ano.
+ info: www.xutos.pt