São Ricardo é o nome da nova locomotiva que integra o projecto Vapor Vivo a funcionar no Parque Urbano da Quinta da Marialva. Esta é a mais recente obra de Sebastião, um apaixonado pelas locomotivas a vapor que vive em Vale de Milhaços.
O projecto nasceu há dois anos, numa parceria com a Junta de Freguesia, e tem feito as delícias de miúdos e graúdos que fazem uma viagem no tempo na linha férrea com 110 metros.
Grande parte da vida de Sebastião foi passada perto das locomotivas a vapor e ainda em tenra idade começou o sonho de um dia construir uma. A primeira foi em cortiça quando andava na antiga terceira classe. Mais tarde, aos 14 anos construiu uma imitação de uma locomotiva a vapor.
Já adulto começou por construir um tractor agrícola, o Santa Catarina, e mais tarde as locomotivas Santa Beatriz e São Ricardo. É esta que agora tem funcionado na Quinta da Marialva apesar de estar ainda em construção. O seu peso ultrapassa os 80 quilos, e é mais rápida do que a sua irmã mais velha Santa Beatriz.
A linha férrea do Parque Urbano da Quinta da Marialva é a única em Portugal instalada em parques públicos e encontra-se registada no site europeu onde constam as vias férreas miniatura da Europa. Fica o endereço para poder visitar a International Riding Scale Railroads List (http://www.discoverlivesteam.com/railroads/INT-clubs.htm).