Nas Festas da Vila de Corroios há sempre espaço para a tradição e a cultura popular que vão estar mais uma vez em destaque com a realização do 28.º Festival de Folclore de Corroios. Este ano, a organização vai estar a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios e da Junta de Freguesia.
Nessa noite Corroios volta a receber vários representantes dos mais variados pontos do País que vêm mostrar os seus trajes, danças, músicas e tradições lembrando tempos passados e mantendo viva a cultura popular.
Este ano, participam no Festival, para além do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios, o Rancho Folclórico de Vale de Milhaços, o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Gondar, de Caminha, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Pedro de Alva, de Penacova e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca, da Figueira da Foz.
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios
Fundado a 10 de Junho de 1983, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Corroios tem ao longo do tempo procurado mostrar os usos e costumes do povo dos concelhos do Seixal e Almada, no início do século XX.
Os objetivos do grupo são a promoção e divulgação do folclore da região a nível nacional e internacional; proporcionar momentos de convívio e boa disposição entre os elementos; dar a conhecer os usos e costumes da população da região no início do século XX e recriar as tradições mais representativas de Corroios (ex: As Janeiras)