Este ano a noite dedicada ao fado vai estar a cargo de Joana Amendoeira, considerada uma das fadistas da Nova Geração.
Nascida em Santarém a 30 de setembro de 1982, participa, em 1994, pela primeira vez na Grande Noite do Fado de Lisboa, onde recebe os maiores elogios do público e júri presentes. Em 1995, volta a participar, no Porto, onde ganha o primeiro prémio de interpretação feminina. A partir desse ano inicia uma atividade regular com espectáculos por todo o país e auditórios e teatros, nos quatro cantos do mundo.
Em 1998 grava o primeiro álbum, intitulado Olhos Garotos, o que a torna uma das mais jovens intérpretes de fado com discos gravados.
Dois anos depois edita o segundo álbum Aquela Rua, que recebe as melhores referências da crítica especializada.
Em 2003, lançou o seu terceiro álbum, Joana Amendoeira, trabalho que teve reconhecimento imediato por toda a comunidade fadista, crítica especializada e pelo público. A tournée deste álbum levou-a a vários países como a Holanda, Espanha, França, Áustria. Permitiu-lhe ainda ser escolhida, entre muitos candidatos, a apresentar o seu espetáculo em diversas feiras profissionais de World Music, como o Mercat de Musica Viva de Vic 2003 (Espanha) e a Strictly Mundial 2005 (Canadá).
O álbum Ao vivo em Lisboa, lançado em julho 2005, é o primeiro ao vivo. Já no final de 2006 edita o disco À Flor da Pele. Seguem-se Joana Amendoeira & Mar Ensemble, em 2008, Sétimo Fado, em 2010 e Amor Mais Perfeito (Tributo a José Fontes Rocha), em 2012.
Joana Amendoeira, a jovem, que já foi promessa, é atualmente uma certeza no panorama da música nacional e internacional. Na sua voz, o fado atinge momentos de sublimes harmonias vocais, sentidas e sensuais. Joana Amendoeira é o fado em todo o seu esplendor!
Não perca a oportunidade de a ouvir no dia 27 de agosto nas Festas de Corroios.