0s Deolinda, quarteto formado por Ana Bacalhau, Luís José Martins, Pedro da Silva Martins e Zé Pedro Leitão, são um grupo de música popular portuguesa, inspirado pelo fado e pelas suas origens tradicionais.
O projeto musical surgiu em 2006, quando os irmãos Pedro e Luís convidaram a prima, Ana Bacalhau para cantar quatro canções que tinham escrito. Após perceberem que a voz da prima se adequava na perfeição às rimas e melodias por eles criadas, convidaram também Zé Pedro Leitão, contrabaixista para se juntar aos três, nascendo assim os Deolinda.
Em 21 de abril de 2008, foi lançado o disco de estreia, Canção ao Lado. Durante o ano de 2009, o disco atinge o galardão de dupla-platina, correspondente à venda de mais de 40 mil unidades.
Em 23 de abril de 2010 a banda estreou um novo álbum, Dois Selos e Um Carimbo, que teve como single de apresentação Um Contra o Outro. Este segundo álbum entrou diretamente para n.º 1 do top de vendas. A canção Parva que Sou, estreada nos quatro concertos feitos nos Coliseus de Lisboa e Porto, em janeiro de 2011, foi imediatamente considerada um hino de uma geração.
Em 21 de novembro de 2011 é lançado o primeiro DVD do grupo Deolinda ao Vivo no Coliseu dos Recreios. Os Deolinda vêm às Festas de Corroios, no dia 1 de setembro, apresentar o seu último trabalho de originais, Mundo Pequenino, que foi lançado em março deste ano.