No ano em que comemora 25 anos de publicações, Manuel Lima, apresentou no dia 8 de fevereiro, no Moinho de Maré de Corroios, o seu mais recente trabalho "A Vida entre Marés – Do Estuário do Tejo à Costa Atlântica". Foram muitos os amigos e admiradores que quiseram celebrar o contributo que o professor tem dado para o conhecimento da fauna e flora nacionais, com particular incidência sobre o Seixal, península de Setúbal e rio Tejo.
Manuel Lima sempre defendeu um ensino próximo da realidade envolvente, em que a escola participe no desenvolvimento local. Neste âmbito, procurou documentar-se através de diferentes publicações que refletissem e valorizassem o património natural do concelho e da região. Nos últimos de 25 anos, escreveu 16 brochuras e 8 livros, num total de 3570 páginas, ilustradas com 2900 fotografias de sua autoria.
Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, homenageou Manuel Lima, «em nome de todos os executivos da autarquia que trabalharam com ele», salientando «a forma competente como se dedica a cada projeto». Agradeceu ainda a «colaboração com textos históricos na Revista das Festas de Corroios, ao longo de tantos anos, e que valorizam em muito a nossa publicação».
Também Alfredo Monteiro, presidente da Assembleia Municipal do Seixal, sublinhou «o privilégio e a amizade que me une a Manuel Lima há 24 anos. Trata-se de uma pessoa muito especial que nos ensina o amor à nossa terra, património, identidade e memória. O seu legado é enorme para o Seixal e o país». «O trabalho de Manuel Lima atravessa gerações e permanece para as gerações vindouras», referiu Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal. «A obra de Manuel Lima regista o estudo, a investigação e a paixão pelo património ambiental e cultural do nosso concelho e da nossa região. Os seus livros relatam a dinâmica de crescimento sustentável do nosso concelho e o equilíbrio necessário ao progresso e qualidade ambiental, registo de uma diversidade cada vez mais rica em resultado do nosso investimento nestas áreas», concluiu.