Nos dias 6 e 7 de julho decorreu o Campeonato Nacional de Veteranos Ar-livre, na Pista Municipal de Lousada. Os atletas da “Natureza ensina” (ANE) marcaram presença nesta prova.
O grande destaque vai para Luís Gouveia. O veterano M50 da ANE voltou a espalhar classe nas pistas de Portugal e venceu com categoria a final de 3000 M Obsct M50.
Mário Boucinha e Carlos Cristão subiram ao lugar menos alto do pódio, nas provas de 1500 M dos seus escalões, M45 e M60 respetivamente. Se o Mário é já um habitual nos podios nacionais, Cristão estreou-se da melhor maneira. Boucinha competiu também nos 800 M M45 tendo concluído em 5ª lugar a sua participação.
António Mouro e Antónia Jordão estrearam-se também a grande altura num campeonato deste nível. Ambos foram 4ªs classificado nas suas finais, Mouro nos 800 M em M40 e a Antónia Jordão em 5000 M em F40, tendo a Antónia Jordão alcançado um novo recorde pessoal. A Antónia foi também 5ª classificada nos 1500 M F40.
Carlos Arieiro e Hélder Carminé (M40) também estiveram em bom nível no escalão mais competitivo destes campeonatos, os M/F 40. Competiram em 1500 M e 5000 M, tendo concluído as provas respetivamente com um 5º e 9º nos 1500 - e novo recorde pessoal - tendo Carminé alcançado um 9º lugar nos 5000 M. José Fachadas, também estreante nestas andanças esteve muito bem. Muito confiante, realizou provas relevantes com um 10º lugar nos 1500 M e um 6º Lugar nos 5000 M M45.
Finalmente o velocista Carlos Costa, conseguiu dois 6º lugares em 100 e 200 M M45 e Ana Paula Guedes, a campeã nacional de pista de 10000 e medalhada em 1500 nos nacionais, foi 5º classificada nos 1500 F45.
Por equipas a Associação “A Natureza ensina” foi XX em masculinos e XX em femininos, tendo o clube de Corroios sido aquele com mais atletas inscritos da Associação de Atletismo de Setúbal.
David Rosa, responsável desportivo da ANE afirmou “Os nossos atletas conseguiram estar em muito bom plano com maior destaque para o Luís Gouveia que conseguiu assim o 3º titulo seguido e para os terceiros lugares do Mário Boucinha e do Carlos Cristao nos 1500 metros. Os restantes 8 atletas estiveram muito bem, alguns à beira do pódio mas todos eles nos deixaram orgulhosos pelo empenho altamente competitivo. Saímos daqui com o espírito de grupo ainda mais fortalecido. Estes eventos também servem para isso. […] Para o ano queremos ainda mais atletas a competir com os melhores. Houve alguns atletas que esperavam fazer melhor mas a este nível, a competição é fortíssima e por isso não desanimem que mais oportunidades terão. Certo é que a ANE fez história e deixou marca.”
Mário Boucinha atleta de eleição e Presidente da ANE teve palavras elogiosas para os que estiveram em Lousada a apoiar os atletas de Corroios “Em relação ao 12º jogador fomos campeões em toda a linha. Na minha opinião fomos a melhor claque do campeonato e isso enche-me de orgulho. Apoiámos os nossos e os outros atletas. A onda verde marcou presença no tartan e na bancada. Ninguém saiu da pista da Lousada sem ficar a saber que a Natureza existe e está de boa saúde!. Para o ano voltaremos, seja em que geografia nacional seja”.