Organizado pela Junta de Freguesia de Corroios e pelo Ginásio Clube de Corroios, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, realizou-se nos dias 10 e 11 de Abril de 2009, no campo A.M. Pequeno, o 10º. Torneio da Páscoa de Corroios.
O Torneio da Páscoa de Corroios, já uma referência no distrito de Setúbal e também a nível nacional, reuniu este ano os três grandes do futebol nacional no relvado sintético do campo de jogos do Ginásio.
O público, como se esperava, encheu por completo o recinto, estimando-se em mais de mil pessoas, tanto no primeiro, como no segundo dia, aplaudindo de forma constante os atletas do seu clube de coração.
Numa final bastante emotiva o Benfica foi o justo vencedor do Torneio, ao bater o seu rival nortenho pela marca de 3-1. Já o Corroios vencedor no ano passado do Torneio ficou-se pelo último lugar, ao ser derrotado pelo Sporting.
No jogo da final o pontapé de saída simbólico foi dado por duas glórias do futebol nacional, Matine e Estêvão, ex-jogadores do Vitória de Setúbal e Benfica, o primeiro e do Sporting de Braga e Belenenses, o segundo.
Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e o Ginásio Clube de Corroios, foram as quatro equipas que mostraram o seu excelente futebol num escalão em que o futebol ainda está em constante evolução.
Os jogos foram dirigidos por árbitros do Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal e pertencentes à Associação de Futebol de Setúbal, os quais vieram dar um contributo muito valioso ao desenrolar do Torneio.
No final foi servido um lanche no cine-teatro do Ginásio, onde todos os atletas e dirigentes estiveram unidos num excelente convívio e aí se efectuou a entrega dos troféus e das lembranças a todos os participantes.
Estiveram presentes na cerimónia da entrega de prémios, o Presidente do Ginásio, Miguel Godinho, o Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa e o Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, tendo estes agradecido a presença de todos e enaltecido a excelente organização de um torneio que já é uma referência no concelho do Seixal.
A distribuição dos prémios ficou assim ordenada:
Melhor guarda-redes – Eloy do F. C. do Porto;
Melhor Marcador – Miguel Herlein do S.L. Benfica;
Melhor Jogador – Cafú do S. L. Benfica;
Taça Fair-Play – Ginásio Clube de Corroios;
Taça do 4º. lugar – Ginásio Clube de Corroios;
Taça do 3º. lugar – Sporting Clube de Portugal;
Taça do 2º. lugar – Futebol Clube do Porto;
Taça do 1º. lugar – Sport Lisboa e Benfica.
As manhãs do Torneio, foram ocupadas de novo com um Torneio quadrangular de Infantis, em que participaram as equipas do Grupo Desportivo e Recreativo de Portugal, o Clube de Futebol “Os Belenenses”, Juventude da Castanheira e o Ginásio Clube de Corroios.
Na sexta-feira o Corroios venceu o D. Portugal e o Belenenses perdeu com o Juv. da Castanheira, ficando assim apurados os finalistas para os jogos do dia seguinte.
No sábado, defrontaram-se para apuramento do 3º. e 4º. classificados, o Belenenses e o Desportivo de Portugal, sorrindo a vitória à equipa do Restelo.
Para apurar o campeão, o Juventude da Castanheira derrotou o Ginásio Clube de Corroios, sagrando-se assim vencedor deste Torneio de Infantis.
O desportivismo com que os jogos foram disputados, bem como, o empenho dos pequenos jogadores, fazem com que a organização mantenha este pequeno Torneio nos anos futuros.
Os prémios foram assim distribuídos:
Melhor guarda-redes – David Torres do Corroios;
Melhor Marcador – Tiago Cabral do Belenenses;
Melhor Jogador – Sérgio Figueiredo do Juventude Castanheira;
Taça do 4º. lugar – C. D. R. Portugal;
Taça do 3º. lugar – Clube Futebol “Os Belenenses”;
Taça do 2º. lugar – Ginásio Clube de Corroios;
Taça do 1º. lugar – Juventude da Castanheira.
José Manuel Esteves
Tesoureiro
Vogal do Desporto e Movimento Associativo
Junta de Freguesia de Corroios