Aposta na formação desportiva
O clube mais antigo da freguesia, o Ginásio Clube de Corroios (GCC), fez 68 anos e comemorou a data no dia 10 de fevereiro com uma sessão solene que juntou dirigentes, sócios, atletas e amigos. A coletividade, que nasceu nos anos 40 com o intuito de levar a prática desportiva e recreativa a quem residia em Corroios, movimenta mais de 1100 praticantes em várias modalidades, com destaque para o futebol e os desportos de combate.
O Ginásio aposta na formação do futebol nos escalões infantil e juvenil, o que faz dele um centro de recrutamento na modalidade. O GCC tem também atividades como futsal, boxe, kickboxing, karaté e judo.
João Ribeiros abriu a sessão solene, em nome da assembleia geral, e congratulou-se perante «uma casa cheia de jovens que vieram comemorar a data. Esta é a prova do papel que desempenhamos na formação desportiva dos jovens». O dirigente referiu ainda «as dificuldades que o clube atravessa, tal como o restante movimento associativo», mas disse que o caminho «é continuar a lutar para que as nossas crianças e jovens tenham direito à prática desportiva e à cultura».
Miguel Godinho, presidente da direção do clube, afirmou que «o GCC tem demonstrado ao longo dos anos ser uma instituição com um papel ativo na formação de atletas», e agradeceu a todos os que «colaboram com o clube».
Para António Couto, da Associação de Boxe do Distrito de Setúbal, o clube tem dado um forte contributo para a divulgação do boxe na Margem Sul e referiu que «a Associação de Boxe, em conjunto com o GCC, teve o ano passado mais de 30 atletas inscritos em competições, das quais saíram campeões nacionais em juniores e cadetes».
Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, realçou o papel dos dirigentes na vida da coletividade e a forma como «souberam ultrapassar as dificuldades, implementar novas modalidades e chegar até aos dias de hoje».
O autarca disse ainda que «os constrangimentos que o clube está a passar são comuns às famílias, empresas e autarquias, mas não baixamos os braços perante os obstáculos. Vamos unir esforços para que o clube continue a dinamizar a sua atividade».
Em representação da Câmara Municipal do Seixal, o vereador José Carlos Gomes reconheceu o «contributo que o Ginásio Clube de Corroios tem dado para a qualidade de vida da população local». Afirmou que «a autarquia valoriza o trabalho desenvolvido pelo movimento associativo concelhio, o qual agrega as pessoas no desporto e na cultura. São os técnicos, atletas e dirigentes que constroem as coletividades que com pouco fazem muito. Estes aceitam desafios e traçam parcerias que lhes permitem ser um agente ativo na comunidade», concluiu.