A Câmara Municipal do Seixal aprovou em reunião de câmara descentralizada a abertura do concurso público para a empreitada de construção da Escola Básica com Jardim de Infância de Santa Marta do Pinhal, em Corroios.
Este equipamento, que já devia estar construído, tem tido uma história difícil. O atraso de vários anos na execução da obra está relacionado com a alteração do projeto que se tornou necessária devido ao incumprimento de compromissos por parte do Ministério da Educação, que tinha previsto para aquele local a construção da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santa Marta do Pinhal, que partilharia com a escola básica o refeitório e outros espaços.
Como o Ministério da Educação não avançou com a obra, foi necessário efetuar alterações ao projeto. Este novo procedimento é para a construção de um equipamento autónomo, em que o município assume as suas competências e investe mais de dois milhões de euros.
A Escola Básica de Santa Marta do Pinhal terá uma tipologia de 12 salas de 1.º ciclo, 3 de pré-escolar e uma sala de atividades de tempos livres. Terá capacidade para receber 300 alunos do 1.º ciclo, 75 do pré-escolar, 20 professores, 8 auxiliares de ação educativa e 5 monitores.
Todas as áreas funcionais comuns e de apoio, bem como as áreas do jardim de infância, se encontram-se no piso 0, e as 12 salas do 1.º ciclo no piso superior, com acesso através de escadas e elevador. O espaço está organizado em dois blocos, designados por Bloco A (direção, salas de aulas e salas de atividades, ginásio, copa e refeitório), e por Bloco B (cozinha e refeitório).
No Bloco A existe uma separação de áreas com utilizações distintas:
- O módulo com os espaços comuns e de apoio aos restantes, como a entrada, portaria e acesso, as áreas de refeitório, cozinha e seus anexos, o ginásio e espaços complementares de apoio.
- O módulo do jardim de infância, com salas de atividades, gabinete de trabalho para as educadoras e instalações sanitárias próprias.
- O módulo do 1.º ciclo com salas de aula e um centro de recursos/biblioteca.
- A zona de circulação que interliga os restantes módulos e onde se localizam para além das instalações sanitárias, zonas de estar para alunos em complemento ao espaço exterior.
- O ginásio, com apoio de balneários/vestiários/sanitários para cada um dos sexos e para pessoas com necessidades especiais e arrecadações gerais.