Ana Estrela, Ana Cardoso, Íris Wangen, Joana Silva e Mariana Leitão, cinco jovens estudantes do 9º ano da Escola Básica de Corroios (Agrupamento de Escolas João de Barros), são as vencedoras nacionais do Concurso de Vídeo “Alimentação Local, Pensamento Global”, integrado no projeto “Eathink2015”, financiado pela União Europeia e promovido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O vídeo vencedor, denominado “Desperdiçar Alimentos é Desperdiçar Vidas”, foi idealizado, produzido e realizado por estas jovens alunas e concorreu entre 32 projetos apresentados por 14 escolas portuguesas.
O vídeo que esteve também à votação no Facebook do Jornal de Notícias, junto com os 17 trabalhos selecionados, foi o mais popular de entre eles e atingiu já cerca de 58 mil visualizações.
O “EAThink20015” é um projeto desenvolvido em 14 países (12 europeus e 2 africanos), criado para promover o envolvimento de estudantes e de professores nos desafios do desenvolvimento global e, mais concretamente, na promoção de sistemas de agricultura sustentável e alimentares saudáveis.
O prémio do concurso é a produção do vídeo, por uma equipa profissional da VF Comunicação, com base na ideia/conceito do vídeo vencedor e será difundido nas televisões portuguesas. O vencedor nacional será o representante de Portugal no concurso europeu. O vídeo que vencer a nível europeu será posteriormente disseminado nos vários países da Europa. De referir que, no âmbito deste mesmo projeto “Eathink2015”, duas jovens desta escola, CAROLINA
DELICADO e ÍRIS WANGEN (esta última faz parte do grupo agora vencedor do Concurso de Vídeo), então alunas do 7º ano, ganharam o Concurso Nacional de Fotografia em 2015 e ficaram em 2º lugar a nível Europeu, o que lhes valeu uma viagem à Expo Milano, em Itália, onde puderam ver o seu trabalho apresentado às centenas de milhares de visitantes daquela prestigiada exposição.
Há já alguns anos que a Escola Básica de Corroios (EBC), em conjunto com as escolas do 1.º Ciclo deste agrupamento, concorre às iniciativas e programas promovidos pela Fundação Calouste Gulbenkian, tendo já anteriormente levado a cabo projetos como “Mais Sentidos”, DIMA – Dinamizar, Inovar, Mobilizar para Aprender. A relação que daí adveio, tem possibilitado o desenvolvimento de diversos projetos, nas mais diversas áreas (arte visuais e performativas, ciência, tecnologia, alimentação, horticultura e sustentabilidade energética), promovendo a igualdade, a integração escolar e o sucesso educativo com estas iniciativas educativas.