Apresentação de campanha "Corroios Limpo"

Corroios Limpo é o nome da campanha de sensibilização para a correta deposição de resíduos que a Câmara Municipal do Seixal apresentou à população e aos agente locais, no dia 29 de setembro, no Auditório José Queluz, em Corroios.

Esta campanha que vem no seguimento da Fernão Ferro Limpo lembra a importância de colocar o lixo nos locais certos, bem como no caso dos resíduos recicláveis, nos ecopontos devidamente acondicionados. Quem não cumpre, sujeita-se a coimas que vão dos 250 aos 1500 euros para pessoas singulares e de 1250 a 22 mil euros para pessoas coletivas.

Joaquim Tavares, vereador do Pelouro do Ambiente, Energia e Serviços Urbanos, recordou que esta é uma questão «transversal a toda a comunidade e que tem a ver com a qualidade de vida das populações. Nos últimos tempos estamos a assistir a um retrocesso daquilo que são as boas práticas». Por isso, relembra que é importante «retomar a sensibilização para as boas práticas e estamos convencidos de que com as medidas que estamos a tomar e com o que vamos fazer, vamos encontra um caminho e melhorar bastante relativamente a esta problemática».

O vereador sublinhou ainda que a autarquia «nunca se demitiu das suas responsabilidades» e que «só é possível darmos uma melhor resposta se conseguirmos a colaboração de todos». Por isso, «esta campanha também vale pela capacidade de trabalharmos em conjunto por uma freguesia e um concelho mais limpo», referiu.

Tolerância zero

Paulo Cunha, vereador do pelouro da Fiscalização Municipal da autarquia, disse que esta iniciativa começou há um ano na freguesia de Fernão Ferro e decidimos avançar para Corroios já com os ensinamentos adquiridos».

O vereador salientou que apesar da forte campanha de sensibilização que está a ser feita, isso só não chega. «Muitas vezes só pela via da penalização é que conseguimos obter algum tipo de resultados. As campanhas de Fernão Ferro Limpo e Corroios Limpo e as que se vão seguir vão ter Tolerância Zero». Frisou ainda que «existe um conjunto de regulamentos que têm que ser aplicados. Muitas vezes não temos a noção de que quando não colocamos o lixo no local certo estamos a violar o regulamento municipal e estamos a cometer uma contraordenação».

Também o presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, se mostrou preocupado com a várias situações de deposição ilegal de resíduos registadas na freguesia e apelou a que que vê, denuncie a situação. «Esta é uma matéria que nos preocupa. No nosso dia a dia constatamos que as pessoas conhecem os casos mas têm receio de os denunciar. O que lhes dizemos é que nos façam chegar as informações e as fotografias que nós encaminhamos para a fiscalização municipal».

Confiante na evolução da campanha Corroios Limpo, Eduardo Rosa, disse que «daqui por um ano iremos estar numa freguesia e num concelho muito mais limpo e com mais futuro para os nossos jovens».

A situação em Corroios

Na freguesia de Corroios existem diferentes tipos de recolha de resíduos: convencional (contentores verdes), porta-a-porta, enterrada ou semienterrada (moloks) e seletiva (ecopontos), implementados tendo em conta a densidade populacional.

Nas novas urbanizações, com muita população opta-se pela recolha enterrada ou semienterrada e estão a ser elaborados projetos para fazer a transição do sistema de recolha convencional também para este sistema. Em Miratejo está prevista essa transição em 2016. Quanto à recolha porta a porta são servidos cerca de 6 mil fogos e na Marisol a recolha seletiva também é feita porta a porta.

Quanto aos resíduos volumosos, podem ser entregues no Ecocentro de Vale de Milhaços e futuramente num outro centro de recolha que será instalado junto às oficinas da junta de freguesia.

A fiscalização municipal identificou na freguesia de Corroios 17 locais onde ocorrem deposições ilegais. Só este ano, já foram efetuadas 2 385 ações de fiscalização ambiental na freguesia e identificados 52 infratores.

Tags :
Corroios

Junta de Freguesia de Corroios

Largo do Mercado
2855-100 Corroios

Tel: 212 535 814 (chamada para rede fixa nacional)

Email: geral@jf-corroios.pt

Aceitar todas