Na Freguesia de Corroios existem duas zonas mais problemáticas aquando da queda de chuvas intensas num curto período de tempo: a baixa de Corroios, atravessada pela Estrada Nacional 10 e a urbanização de Santa Marta do Pinhal.
Apesar das situações serem pontuais, os impactos negativos sobre os espaços públicos e sobre a vida das pessoas, são enormes. É urgente encontrar uma solução.
A elevada precipitação em poucos minutos não permite o escoamento da água para o rio, através dos sumidouros e condutas. As atuais condições meteorológicas são bem diferentes dos anos em que esses equipamentos foram pensados, dimensionados e construídos.
Para resolver o problema a Junta de Freguesia propõe a construção de bacias de retenção a montante (em Almada) para que receber as águas, que neste momento correm até Corroios por valas distintas.
Corroios é uma zona baixa da região para onde desaguavam as águas vindas da Laranjeiro, Sobreda e Vale Milhaços. Na zona de Vale Milhaços os antigos areeiros foram adaptados para bacias de retenção minorando bastante os problemas na baixa de Corroios. Faltam as mesmas baias de retenção a montante para receber as águas vindas do Laranjeiro e da Sobreda.
Quando a urbanização de Santa Marta do Pinhal foi construída, o promotor deu cumprimento à legislação em vigor na altura. O que se verifica agora é que, com as alterações climatéricas existentes, terá de se encontrar uma solução o mais rapidamente possível, de modo a minorar os problemas causados aos residentes naquela área.