Foi apresentado a 10 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, o Estudo de Mobilidade e Transportes Intermunicipal, que integra os concelhos do Seixal, Barreiro, Sesimbra, Palmela e Moita. O estudo foi desenvolvido em parceria e pretendeu analisar as necessidades atuais e futuras de mobilidade, propondo medidas para melhorar o sistema de mobilidade e transportes dos cinco municípios envolvidos.
A apresentação deste estudo contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, e do vereador do pelouro do Urbanismo e Mobilidade, Jorge Gonçalves, para além dos autarcas dos municípios envolvidos, e ainda do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.
O estudo aponta a importância do transporte fluvial e a necessidade de existirem mais ligações transversais entre os municípios. A conclusão que sobressai é a que existem muitas dificuldades ao nível da mobilidade transversal entre os concelhos do Arco Ribeirinho Sul, já que ao longo dos anos foram sendo priorizadas as ligações a Lisboa.
Foram apresentadas diversas soluções, tendo sido referida a possibilidade de criação de um operador de transportes coletivos para operar em todos os municípios, bem como a concretização de projetos estruturantes como a terceira ponte sobre o Tejo, o alargamento do Metro Sul do Tejo (MST), a nova ligação rodoviária Seixal-Barreiro, o novo aeroporto em Alcochete ou o Terminal Portuário no Barreiro.