Os problemas com que os utentes de saúde se confrontam exigem respostas céleres e efectivas
Todos os dias somos inundados com notícias sobre a ineficiência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), colocando em causa os seus serviços e a qualidade e empenho dos seus profissionais.
Os problemas que persistem no SNS têm causas e responsáveis. As causas residem nas opções políticas levadas a cabo ao longo dos anos, com maior evidência para os cortes e desinvestimentos feitos no período negro da troika. 0s responsáveis são aqueles que ao longo dos anos estiveram a frente dos destinos do sector e que teimosamente insistiram em prosseguir uma politica orientada para o desinvestimento no serviço publico, em favor do crescimento dos grupos privados.
No ano em que se comemora o 40º Aniversário do SNS e que está em discussão na Assembleia da República uma nova Lei de Bases da Saúde, é para nós evidente que a forma como diariamente, se avolumam conflitos e declarações inflamadas e incriminatórias, tem uma finalidade pensada e objetiva de fragilização do SNS.
Alguns desses atos, como a recente chantagem dos principais grupos privados da Saúde sobre a ADSE, indiciam formas de pressão concertadas visando criar um clima favorável à adopção de medidas que fragilizem o SNS e esbulhem ainda mais os seus recursos, em favor dos interesses e lucros desses grupos empresariais. Por isso, condenamos as acções de intoxicação da opinião pública, desenvolvidas com os propósitos de tentar passar a imagem, de um SNS ingovernável e sem soluções.
Cuidados de Saúde Primários - Centros de Saúde
Um dos maiores problemas com que os utentes se confrontam é a falta de profissionais e insuficiente rede de cuidados primários de saúde disponível. Um problema que tem soluções, muita delas por nos apontadas e reivindicadas junto dos responsáveis governamentais há muito tempo.
- Admissão de profissionais – Médicos, Enfermeiros e outros Técnicos e Profissionais em falta na rede existente.
- Abertura de extensões dos Centros de Saúde em Aldeia de Paio Pires e Foros da Amora, e obras e beneficiações nas instalações existentes.
Hospital no Seixal e construção do novo Centro de Saúde de Corroios
Estes são investimentos que correspondem aos anseios, reivindicações, lutas e necessidades antigas dos utentes, das populações e dos autarcas, e que exigem celeridade na sua concretização e colocação ao serviço das populações, contribuindo para uma melhor resposta do SNS, com enormes benefícios para os utentes e populações do Concelho Seixal.
Poluição de Paio Pires
Este é um problema que nos causa apreensão e que exige a adopção de um conjunto de medidas integradas capazes de garantir a saúde pública, com a continuação da laboração desta importante e estratégica unidade industrial.
Medidas que passam pelo controlo e monotorização constante do funcionamento da empresa e da qualidade do ar, complementadas com a inibição que os materiais depositados se propaguem na atmosfera e que sejam removidos e devidamente tratados.
Sobre os conflitos laborais no setor da saúde
A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal (CUSCS), sempre valorizou o importante contributo, individual e colectivo, dos profissionais (clínicos, técnicos e administrativos) afectos ao SNS que, apesar de todos os ataques e fragilidades que lhes têm sido impostas, são um garante do seu funcionamento e atores essenciais na sua defesa.
Apesar de considerarmos justo o descontentamento que se verifica entre os diferentes grupos profissionais da saúde e que, no fundamental, são legitimas as suas reivindicações, entendemos que as formas de luta para onde foram conduzidos alguns profissionais, e o modo como as financiam, não só causam justas incompreensões entre os utentes do SNS, como prejudicam as legítimas aspirações destes profissionais e inserem-se, por isso, claramente numa muito mais vasta acção em curso contra o Serviço Nacional de Saúde.
A CUSCS alerta todos os Utentes para o feroz ataque a que está a ser sujeito o Serviço Nacional de Saúde, com o objectivo de o colocar sob a dependência dos grupos privados do sector, pondo em causa o acesso universal dos portugueses a serviços públicos de saúde de qualidade.
O Serviço Nacional de Saúde é uma conquista de enorme alcance social do Povo português, e a todos apelamos para que se juntem a nós na sua defesa e valorização.
A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal
Seixal, Fevereiro de 2019