No dia 2 de maio, entrou em funcionamento uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) na Unidade Local de Saúde (ULS) de Almada-Seixal, situada em Santa Marta do Pinhal (Corroios).
Ontem o novo equipamento foi formalmente inaugurado com a presença da Sra. Ministra da Saúde Ana Paula Martins, o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, o Presidente da Assembleia Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, a Presidente do Conselho de Administração da ULSAS, Dra. Teresa Luciano, entre demais autarcas, coordenadores e comissão de utentes.
A USF Inovar permitirá atribuir uma equipa de saúde familiar a cerca de 20 mil utentes. A criação da USF Inovar é um passo no sentido de reforçar os cuidados de saúde primários na nossa ULS, garantindo uma resposta célere, de qualidade e proximidade aos utentes e assegurando o acesso a médico e enfermeiro de família, com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde e bem-estar da nossa população.
A funcionar das 8h00 às 20h00, todos os dias úteis, a USF Inovar está situada no espaço onde funcionava o Polo de Corroios da Via Verde Saúde Seixal (VVS Seixal), no centro de saúde de Corroios, em Santa Marta do Pinhal.
A USF Inovar é composta por uma equipa de médicos, enfermeiros, assistentes técnicos que tentam dar resposta às necessidades de todos os utentes, até agora sem equipa de saúde familiar, da Freguesia de Corroios. Além da melhoria da resposta aos utentes, a transição para o modelo de USF permitirá, ainda, valorizar, atrair e fixar os profissionais de saúde.
Sabemos que ainda há um caminho a fazer no que respeita ao limite das capacidades e competências dos profissionais da saúde, e que passa pelo permanente reforço de mais profissionais/recursos humanos e de um sistema de marcação de consultas mais eficaz.
Houve ainda oportunidade para ser abordada a construção do Hospital no Concelho do Seixal, cujo tema a Sra. Ministra nos informou que "da pasta do Governo do Partido Socialista nada encontramos sobre as promessas feitas pelo anterior ministro Manuel Pizarro. Nem projeto, nem rubrica, nem candidatura a fundos do PRR", disse. Facto que a Junta de Freguesia alertou na devida altura ao ex-ministro da pertinência da construção deste equipamento e que na verdade, foi mais um embuste cometido à nossa população.
Porque a Saúde é um direito, lutamos todos os dias para devolver esse direito à população.