A partir do dia 1 de janeiro os ecocentros da Amarsul, empresa responsável pela gestão, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos da Margem Sul do Tejo, têm novos horários assim como novas regras para a deposição de resíduos.
Assim, os ecocentros passam a estar encerrados aos domingos, sábados à tarde e feriados, e estão a funcionar de 2.ª a 6.ª feira das 9 às 18 horas e, aos sábados das 9 às 12.30 horas.
Para além disso, os ecocentros deixam de receber RCD (Resíduos de Construção e Demolição) que poderão ser entregues nos Ecoparques de Palmela e Seixal, gratuitamente, até o limite máximo de 1 tonelada/semana.
A Amarsul disponibiliza mais de 2300 ecopontos à população. Contudo, os cidadãos podem depositar os resíduos de maior dimensão nos ecocentros, contribuindo para a preservação do ambiente.
O ecocentro é um parque de acesso público com contentores de grandes dimensões, que recebe separadamente diversos materiais para tratamento e reciclagem, como por exemplo sofás e colchões, ramagens e árvores, aparas de jardim e madeiras. No entanto, os munícipes também podem depositar pilhas, papel e cartão, embalagens de plástico, metal e vidro, assim como óleos.
Os Ecocentros da Amarsul encontram-se localizados em Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal e Sesimbra. No Seixal, situa-se na Avenida Fábrica da Pólvora 144, em Vale de Milhaços.