Após negociação com as autarquias da Área Metropolitana de Lisboa, o Governo voltou atrás e vai manter as carreiras fluviais que ligam o Seixal ao Cais do Sodré.
Recorde-se que numa proposta anteriormente apresentada era intenção do Grupo de Trabalho nomeado pelo Governo proceder à supressão das referidas carreiras na totalidade ou em alternativa fora das horas de ponta e fins-de-semana, pelo que esta foi uma conquista importante para a qualidade de vida dos milhares de utentes que utilizam este meio de transporte diariamente.
Neste sentido, a comissão de utentes dos transportes da margem sul e a população do concelho congratulam-se pela manutenção das carreiras fluviais. Em comunicado, acrescentam que «sua supressão total ou parcial seria uma impensável regressão e uma medida gravosa para todos aqueles que utilizam as carreiras fluviais como forma de chegar ao trabalho diariamente, bem como para aqueles que prestam o serviço a bordo e em terra, pois muitos iriam perder os seus postos de trabalho».
Também as carreiras a partir dos terminais da Trafaria e de Cacilhas, em Almada, se vão manter.